domingo, 17 de outubro de 2010

Como economizar no chá de cozinha/langerie

Olá gatíssimas!!!
Para aquelas que, como eu, dispõem de muito sonho, muitos desejos e pouquíssima grana darei hoje algumas dicas de como economizei no meu chá de cozinha.

1 - Escolha uma data festiva para realizar sua festinha. Caso vc tenha tempo até o casamento apreveite a data do seu aniversário para fazer uma festinha descontraída e sem muitos custos... Fiz meu chá de cozinha em comemoração ao meu aniversário (alguns criticaram porque fiz seis meses antes do meu casamento), TEVE UM SIGNIFICDO TODO ESPECIAL, pois marcou os seis meses antecedentes ao meu big day... Foi supaer-legal, pois comecei a contar com (pra valer) com o apoio da minha familia, até meu paidrasto se emplogou...

2 - Faça vc mesma as guloseimas e quitutes... Foi super gostoso contar com a minha irmã e três amigas lindas neste momento (Anne, Bruninha e Bella), é super gratificante e vc tem festa prolongada...

3 - Dê preferência ao meio da tarde, pois confere ao evento um caráter menos formal que um almoço ou jantar e, com isso, vc tem a liberdade de servir "um gostoso lanche". No meu eu optei por montar "uma mesa de frios e uma de doces e guloseimas"
 3.1 - Salgados práticos fizeram minhas convidadas super elogiarem as quituteiras de plentão...Eu servi:

>>>Torta cremosa de liquidificador - nos sabores carne e queijo com presunto (minha irmão faz com requeijão cremosos e fica uma delícia...) - a receita vcs econtram facinho no google...

>>>Enconmendei numa padaria aqui perto 1Kg de pão de batata (fiquei surpresa com a quantidade, vem um monte de pãesinhos) e 1 Kg de pão de festa (esse vem um pouco menos porque é um maiorzinho que o outro).  Os de batata rechei com maionese e frango desfiado e os de batata como requeijão cremoso, queijo e apresuntado;

>>>Empadas de frango (minha faz umas deliciosas, desmancham na boca, hummmm);

>>>Cones de amendoim salgado. Deu um pouquinho de trabalho, mas o resultado valeu super a pena...Comprei dois pacotes de amendoim salgado (tipo japonês), comprei sacos para geladinho, enchi metade do saquinho, amarrei e cortei o que sobrou do saquinho. Em seguida vi na net uma ideias super bacanas de feestas infantis que usavam cones de paple para colocar pipoca e copiei a ideia. Comprei cartolina dupla face nas cores rosa, amarelo e marrom e fiz os cones (com a juda de minhas companheiras) ... Como sou detalhista e achei os cones muito "chochos" peguei os sacos de celofane que sobraram das lembranças e, com minha pistola de cola quente, coloquei em volta dos cones, pra completar peguei florzinhas de massa e coloquei na parte menor doc cones. Ficaram lindos e todas amaram...Abaixo tem uma foto pra vcs se basearem... soltem a imaginação...


>>> Copinhos de frios - Comprei copinhos para café, do transparente, recortei presunto, queijo lanche, requeijão e azeitonas e coloque nos copinhos. Inicialmente pensei em colocar palitos de dente para completar, mas testei e vi que era super difícil comer o conteúdo com os palitos aí coloquei das mesmas colherinhas que usei para os doces de copinho... Ficou super diferente, se tivesse mais tempo teria enfeitado os copinhos, mais não deu... As meninas adoraram. Abaixo segue a fotinha... 
>>> enroladinho de salsicha (tamanho festa) - adoroooo - minha mamis fez ( ficaram meio borrachudos, mas bem gostosos)

>>>fizemos ainda patê de sardinha e colocamos no pão de forma.

Salgados foram esses... Confesso que foi tudo muito, muito simples, porém muito apetitoso...

Agora a melhor parte: os doces e guloseimas...(hummm) Minha irmã fez, no ano passado, um curso no senac de Salvador um breve curso de doces para festa e aprendeu coisas bem legais, mas não tem nenhum truque mirabolante... As trufas são super fáceis de fazer... Basta vc seguir direitinho as orientações da embalagem para o derretimento do chocolate (nada de querer fugir, sempre dá problema) no microondas (eu prefiro, pois é mais rápido) e no banho maria...Os recheios tbm são facinhos, peguei vários na net; fiz recheio com leite ninho (não adiante tentar usar outra marca, pois não dá o ponto) com cereja; ameixa com leite condensado (e olha que eu detesto ameixa, mas devo confessar aquele recheio tava divino); de musse de mracujá e musse de morango... 

Confesso que deu um trabalhinho, mas valeu a pena, pois gastei menos de 100, 00 para fazer todos os doces (tantoo as trufas quanto os de copinho somavam mais ou menos 500 - até ontem tinha trufa na geladeira), incluindo forminhas, plasticos para as mesmas copinhos descartávei e colherinhas...ficamos dois dias envolvidas na produção dos salgados e doces e foi uma delicia... Tem fotos no post anterior, aquel onde falei sobre CHÁ DE COZINHA...

>>>O bolo (minha santa irmã de novo) custou somente o preço dos ingredientes ( cerca de trinta reais) Compramos seis massas prontas (optamos pela marca Dona Benta e os ingredientes referentes aos mesmos)... o bolo eu até faria, não é muito dificil ( e olha que eu não sou, ainda,  nenhuma chefe de cozinha)... O recheio foi de goiabada derretida com leite condensado e creme de leite (o melhor é que não ficou enjoativo...). Mas a cobertura (hummm, que vontade...) confesso que não sei fazer...Odeio pasta americana e glasse dura, tõ fora!!! Essa cobertura é super gostosa e não é muito cara...Minha irmã usou: nesquilck, emulsificante (tinha que ser emustab), leite em pó e confesso que não sei mais o quê...Algumas fotos para vcs criarem coragem de por a mão na massa...



 



Os copinhos (preferi comprar os de cafezinho mesmo, deixarei os de acrilico para o casamento) continham:
 Beijinho com musse de limão e confeitos comestiveis comprado super barato numa bombomniere da cidade (olha meninas realmente vale a pena vc bater perna pra fazer orçamento, imagina que esse confeitos apresentaram preços entre R$ 2,00 e R$ 3,20... Um absurdo a disparidade!!!)



Brigadeiro mole (é só colocar uma caixinha de creme de leite para cada cada caixa de leite condensado) com chantily (opei por usar o da Yok que já vem prontinho, basta vc adicionar 250 ml de leite bem gelado e bater na batedeira, conforme instrução da embalagem que dá super certo...E bolinhas de cereal cobertas com chocolate branco e ao leite - vale mencionar que encontrei a mesma diferença de preços que encontrei nos confetes de coração) - Garanto que não fica enjoativo, quanto mais vc come, mais vc quer...

E, por fim, doce de leite caseiro com musse de maracujá cobertos com confeitos comestiveis em forma de trevo de quatro folhas... confesso que valeu à pena arriscar nas misturas... Os doces ficaram ótimos...bem balanceados!!! Já estou me programando pra fazer alguns deles pro casamento...As meninas super recomendaram que eu faça o beijinho e o brigadeiro do mesmo jeitinho...

E vcs??? Já fizeram ou farão chá de cozinha??? Se aventuram pelo mundo dos aperitivos???

xerinho, Lili

20 comentários:

  1. ain meninaa..qnta coisaa!!
    =))

    é uma boa ideia eu fazer no dia do meu niver!!
    vai faltar menos de 1 mes1
    =)
    ki belezinha!
    ameei!!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Oie!!!
    Não tava querendo fazer chá de cozinha.
    Não sou muito fã das brincadeiras que acho muito sem graça.
    Meu aniversário e do noivo (Eu: 8 de março, noivo: 7 de março) vai ser 3 semanas antes do casamento, até que fica bom, mas ano que vem meu aniversário é no carnaval.
    Mas ainda sou meio cética quando o assunto é chá de panela, ou cozinha.
    Mas que bom que pude te ajudar, fico feliz.
    Azul marinho e rosa claro, vai ficar muito bom.
    Amei os seus quitutes =)
    Ficou tudo muito fofo.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  3. Olá, te vi no meu blog e vim agradecer, seja muito bem vinda por lá, já estou por aqui tb!!!!
    Grd beijo

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu cantinho tbm, aii ótima dicas...
    Viu que benção no mesmo dia do seu niver!!!

    hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olha eu outra vez!!
    Tava lendo o post da decoração rústica, obrigada pelo super fofa =)
    Mas vamos ao assunto, a prima do meu noivo fez marrom e rosa e ficou super lindo, vou te mandar o link ai você vê a decoração dela, mas o dela foi super chique, rs.

    http://naps.com.br/novo/clientes2.php?cidade=2&&tema=4&&xbalada=1159&&parceiros=Aldo Silvestre

    To até com vergonha de casar depois dela.
    Bjus e estou aqui pro que precisar =)

    ResponderExcluir
  6. Lili, quantas coisinhas! Então..penso da mesma forma que vc...meu niver é seis meses antes do casório...hahahah!

    No de minha irmã, fizemos quase tds tb..e com o tema da minnie! quero fazer algo temático tb...

    Adorei seu cantinho.. vou te linkar no meu viu??
    xerooo!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei suas ideias e realmente esses dias postei sobre fazer meu chá no meu niver, economia para mim e para as amigas que darão um presente só e por isso podem caprichar!!

    Salvei seu post com todas essas dicas de quitutes pq realmente me deu água na boca d etdo isso!!!

    Bjus!!

    ResponderExcluir
  8. Oi querida! Obrigada por passar no meu cantinho..tô seguindo tbm!

    BjOs!
    Su

    ResponderExcluir
  9. Olá! Obrigada pela visita no meu cantinho, já to te seguindo tbm!

    Seu post deu agua na boca rs... Eu não terei chá de cozinha, eu e o noivo faremos o cha juntos: chá de barnela (mistura de bar com panela) rs...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oii Flor
    Brigadinha pela visita... já estou t seguindo tb!
    Quanto ao mercado livre, se vc pretende compra as latinhas sem personalização, compre pelo www.novapauli.com.br
    Foi o site em que eu mais um mont de noivas comprou... eles vendem pelo mercado livre tb, e é o lugar mais barato (8,00 o cento)

    Bjinhus flor
    otima semana

    ResponderExcluir
  11. Oi querida! Obrigada pela visitinha no meu blog... já estou te seguindo, mas vc não esta entre as minhas seguidoras (ainda!rs)
    Bjaum!

    ResponderExcluir
  12. Oi flor.....obrigada pela visita, já estou te seguindo.

    Menina do céu o q são esses docinhos, acho q engordei uns 10 kg só de olhar.....kkkk....não sei se terei chá, num vejo muita graça, mas os prepatativos parecem ser uma delícia neh?

    Tenha uma ótima semana

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  13. Nossa!!!Quantas delicias!!!!
    Bom, eu nao terei chá de cozinha nem chá de lingerie, pois o casamento tá aí já e tô sem dimdim....hahahaha
    Mas as idéias são ótemas....
    Tbm tô seguindo....
    Seguinte, qto a bonecas, eu preferi elas do que os buques de doces, pois as daminhas poderão guardar depois né?Já os doces acabam logo...hehe
    Mas acho que qualquer uma das opções que vc deu, vai ficar legal com certeza e as crianças vão amar...rs
    bjinhus linda e volte sempre ao meu cantinho...

    ResponderExcluir
  14. Oie linda!!

    Já estou te seguindo! :D

    Primeira fase já entreguei do tcc... to um pouquinho mais calma! rsrs

    boa semana!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Querida!!

    Adorei as dicas =D

    Amei seu cantinho também viu, e já estou seguindo claro =D

    Fica a vontade sempre lá no meu espaço tá ;)
    Que vou estar sempre por aqui

    Beijos Flor
    =**

    ResponderExcluir
  16. Olá Lili! Vi que na sua listinha está faltando contratar uma empresa que trabalha com iluminação da igreja e boate! Aproveito a oportunidade para informar que nós da MC PROLUX Prestamos um serviço de qualidade neste segmento e com um preço acessível
    Entre em contato com a gente!!!Estaremos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida.

    Telefone: (71) 3388-8012
    email: mcprolux@hotmail.com
    Mirella Oliveira

    ResponderExcluir
  17. Sabe q na verdade eu sou é ansiosa demais, quero tdo pra ontem, é bom pq dificilmente deixo as coisas pra última hora, mas na maioria das vezes sofro com tda essa minimização q tenho, rsrsrss

    Q bom q gostou do save. Não vejo a hora de imprimí-lo, rsrsrrs

    Beijus!!

    ResponderExcluir
  18. Meninas, para quem está organizando o seu próprio casamento, este site tem muitas ideias e como fazer docinhos, bolos e etc...
    http://portaldeartesanato.uol.com.br/artesanato/Portugues/detMaterias.php?cod=323

    ResponderExcluir
  19. oi, achei seu blog procurando na net informações sobre chá de cozinha. Aproveitei pra te seguir. Se puder, aparece no meu blog:http://entremafaldaesusanita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. MUITO BACANA,O MEU VAI SER BEM PARECIDO COM O SEU ... QUERO FAZER DE UMA FORMA QUE AS MENINAS MESMO SE SIRVAM.

    ResponderExcluir

Quanto mais maternice melhor!!!

Já passaram por aqui!!!